

A construção de um ambiente de segurança emocional surge como um pilar fundamental para o desenvolvimento sustentável das organizações. E para isso, o protagonismo e a relação de confiança de colaboradores entre si e com suas lideranças desempenham papéis cruciais nesse processo, possibilitando não apenas um aumento na produtividade, mas também no bem-estar geral da equipe.
Este artigo se propõe a explorar como a segurança emocional no trabalho pode ser cultivada e transformada em um vetor de crescimento individual e coletivo, bem como abordar pontos elementares a serem aplicados.

Você sabe o que é Segurança Emocional no trabalho?
Um dos tópicos comumente levantados refere-se à percepção de estar em um espaço onde é possível expressar ideias, opiniões e sentimentos sem receio de represálias ou julgamentos negativos.
Outro tópico a ser reforçado é que um ambiente seguro tem formalidade com os processos e proximidade com as pessoas. É imparcial nas escolhas e decisões e pessoal ao abordar as pessoas, reconhecendo-as em sua individualidade. Tudo isso só reforça o fato de que a saúde emocional no trabalho não é apenas um “extra”, mas um elemento essencial para o sucesso organizacional.

2 Grandes Pilares De Sustentação

Se o seu desejo é virar o jogo em sua organização, a chave para essa transformação reside em dois grandes pilares – na promoção do protagonismo e na estreita relação de confiança entre todos os membros da organização:
1° Encorajar o protagonismo e a autorresponsabilidade: significa criar um ambiente onde os colaboradores se sintam empoderados, saibam com clareza seu papel e função, bem como são incentivados a tomar iniciativas e a contribuir ativamente para a resolução de problemas.
2° Construção de Relações de Confiança: A confiança é a pedra angular de qualquer relação saudável, incluindo o ambiente de trabalho. No corporativo a confiança deve ser pautada nas competências e existe um pressuposto de que todas as pessoas atuam sob os mesmos valores organizacionais. Por isso, estabelecer uma cultura de confiança adulto-adulto, onde o respeito mútuo e a comunicação aberta prevaleçam, é essencial para que os colaboradores se sintam seguros para expressar suas emoções e percepções.

Implementação Prática
Para implementar essas estratégias, as organizações podem adotar algumas práticas, como:
- Treinamentos focados em inteligência emocional e gestão do estresse: Capacitar os colaboradores a reconhecerem e gerirem suas emoções de forma produtiva.
- Promoção de um ambiente aberto ao diálogo: Estimular reuniões regulares onde os colaboradores possam compartilhar experiências e preocupações em um ambiente de apoio mútuo.
- Reconhecimento e valorização de iniciativas individuais: Celebrar as contribuições de cada colaborador, fomentando um ambiente de pertencimento e valorização.
A construção de um ambiente de segurança emocional no trabalho, sustentado pelo protagonismo e pela confiança, não é apenas uma questão de bem-estar; é uma estratégia empresarial inteligente.
Quer saber mais sobre? Todos estes tópicos podem ser abordados em uma Palestra finamente preparada pela Plena Mente sobre o assunto!
A era da inteligência emocional no trabalho não é mais uma previsão futura; é uma realidade necessária para o sucesso organizacional no presente e facilitamos o acesso desse conteúdo tão relevante para você!
Clique no link abaixo e fale conosco!