

A Forbes Brasil destacou recentemente as 15 habilidades mais valorizadas no Brasil, segundo o LinkedIn. A lista vai desde competências técnicas — como inteligência artificial e análise de dados — até habilidades socioemocionais, como comunicação e visão estratégica. Mas há um fator ainda mais essencial para quem deseja crescer profissionalmente: acreditar que é possível evoluir.
De fato, só desenvolve novas habilidades quem acredita em sua própria maestria.
Sim, eu precisei acreditar muito em mim para investir no meu desenvolvimento, superar barreiras internas — e, felizmente, tive pessoas que confiaram igualmente na minha pessoa.
Foi assim que aprendi a acreditar na maestria de cada ser humano. E, muitas vezes, acreditei mais nelas do que elas mesmas — e isso fez toda a diferença.

Embora muitos destaquem a importância de desenvolver novas habilidades para o futuro do trabalho, poucos falam sobre como, de fato, atravessar as resistências e os desafios que surgem no processo de transformação. Para mim, esses desafios são, na verdade, oportunidades.
Já tentou aprender um novo idioma e desistiu? Ou tentou implementar um novo hábito e, depois de alguns dias, isso se perdeu na rotina? Talvez o que faltou ali foi justamente acreditar no seu potencial de transformação.
Todos nós temos talentos e potenciais que muitas vezes nem imaginamos. Mas, antes de desenvolver qualquer habilidade, é preciso reconhecer que somos capazes de crescer e nos transformar. Quando damos esse passo, abrimos portas para um desenvolvimento mais estratégico, intencional e alinhado com o que realmente queremos conquistar.
E na sua liderança?

Quantas habilidades você já desejou desenvolver — como aprimorar sua comunicação para inspirar sua equipe, fortalecer sua inteligência emocional, ampliar sua visão estratégica, ou gerir melhor o tempo para liderar com mais confiança — mas que, por algum motivo, não saíram do campo da intenção?
Pode ser que algo interior, ainda não explorado, esteja te impedindo de avançar.
Como acreditar em sua maestria? Dê o primeiro passo.
O caminho para se tornar um líder de alto impacto não está apenas em adquirir novas habilidades, mas em reconhecer que a transformação começa com você. Quantas vezes desejamos mudar, mas nos vemos repetindo os mesmos padrões?
Ninguém inspira só com palavras. Não se leva outros onde nunca se tentou, ao menos, pisar.
Liderar exige mais do que conhecimento. Exige clareza, coragem e um olhar honesto para o que realmente precisa ser aprimorado.
Primeiro, acredite que mudar é possível. Depois, busque os
meios para tornar essa mudança real.
Pense na sua trajetória:
- Quais desafios têm impedido você de avançar?
- O que ainda falta para que sua liderança seja mais estratégica, inspiradora e autêntica?
- O que poderia acontecer se você decidisse, hoje, investir na sua maestria?
É exatamente isso que proponho na Mentoria Liderança Plena: ser sua parceira estratégica para construir um caminho real de crescimento, transformação e resultados concretos.
Sei, por experiência própria e por acompanhar tantos líderes ao longo dos anos, que o crescimento — seja dentro de uma organização ou no comando de um negócio próprio — exige preparo, inteligência emocional, visão estratégica e um posicionamento claro.
Como sempre digo:
“Sendo o conhecimento uma commodity, o diferencial está em como você
aprende e aplica o que sabe.”
Transforme-se e cresça como líder.
Com uma mentoria como apoio, o resultado é transformacional e se você deseja ir além e quer se tornar um líder de alto valor percebido na sua organização, te convido a dar esse passo.
Sua jornada de crescimento começa com uma decisão:
Acreditar que você pode mais.
