

A inteligência emocional é um dos pilares fundamentais para uma liderança eficaz. No entanto, muitos líderes enfrentam desafios quando se deparam com emoções intensas, como ansiedade, frustração ou insegurança.
Isso acontece porque, ao longo da vida, desenvolvemos sabotadores emocionais que funcionam como inimigos internos, minando nossa capacidade de acessar nosso verdadeiro potencial.
Se você deseja trabalhar melhor suas emoções e fortalecer sua liderança, o livro a seguir além de ser um de meus favoritos sempre recomendo também aos meus mentorados da minha mentoria de carreira & liderança.
Liderança Positiva, de Shirzad Chamine.
Shirzad Chamineé um especialista renomado em inteligência emocional, liderança e desenvolvimento pessoal. Ele é ex-CEO da maior organização mundial de treinamento de coaches e também lecionou na Stanford University.
Sua pesquisa sobre Positive Intelligence tem sido amplamente aplicada por líderes e equipes de diversas empresas da Fortune 500. Além de sua experiência corporativa, Shirzad combina neurociência, psicologia cognitiva e performance de alto nível para criar abordagens eficazes para transformar padrões mentais limitantes em forças impulsionadoras.
No livro o autor revela que apenas 20% das equipes e indivíduos atingem seu real potencial, justamente porque alguns sabotadores atuam como barreiras internas.
No livro, ele apresenta um método prático para identificar e enfraquecer essas vozes mentais que limitam o crescimento, ajudando líderes a desenvolverem uma mentalidade mais positiva e produtiva.
Março chegou e com ele deixo aqui minha #SugestaodeLeitura para você dar um passo rumo à transformação essencial.
Vale a pensa visitar o Ted Talks sobre: https://www.youtube.com/watch?v=-zdJ1ubvoXs
É ótimo!
Além da leitura, é fundamental se engajar em trabalhos de aprofundamento individual ou em grupos, que ajudam a identificar e transformar o sabotador em aliado. Nos meus workshops do Eu Autêntico e entrevistas sobre o tema, dedico atenção especial à compreensão de como se forma esse sabotador crítico, que muitas vezes restringe a espontaneidade e bloqueia a liberdade criativa.
O caminho do autoconhecimento exige disciplina e dedicação, mas o resultado é transformador: a cada passo, você se aproxima mais de sua essência, capacitando-se a liderar a vida e a carreira com autenticidade.
📩 Ao refletir sobre sua jornada como líder, você já identificou quais sabotadores emocionais podem estar limitando seu desempenho? E seu time, está orientado à criatividade ou mais para desculpas?
➡ O que você pode fazer para reduzir a força dos sabotares, superá-los e liberar todo o seu potencial?
📢 Siga-me para mais conteúdos sobre liderança, tendências organizacionais e desenvolvimento de equipes!
#DicadeLeitura
